sábado, 8 de novembro de 2008

Alimentação, usos e costumes a bordo dos navios dos Descobrimentos

Tripulação:

As Caravelas tinham uma tripulação de cerca 20 a 30 marinheiros. Nas naus havia 3 grupos de passageiros: o «Pessoal do Mar», ou seja, o piloto do navio, o mestre, os marinheiros, os carpinteiros e os tanoeiros; os «Homens de Armas», como cavaleiros, besteiros, espingardeiros e bombardeiros; e os passageiros, como comerciantes, missionários e elementos do povo em busca de vida melhor. Ao todo eram cerca de 800 pessoas, poucas eram as mulheres nessas viagens.

Alimentação e Saúde:

A maior parte da alimentação era os alimentos secos e salgados mas com o calor, a humidade e os ratos deterioravam a água e os outros alimentos. Transportavam-se alguns animais vivos para servirem alimento ou para se reproduzirem em ilhas. A higiene era difícil, só se podendo utilizar água salgada. O escorbuto era uma doença comum que para quem não sabe é uma doença caracterizada pelo inchaço, sangramento e queda dos dentes, provocada pela falta de vitamina C.

Actividades a Bordo:

Um dos principais trabalhos diários era escoar a água que se infiltrava no barco; lavar o convés; consertar velas e cabos, rapar tábuas e mastros…
Os tempos livres eram ocupados de variadíssimas formas, por exemplo: fazendo concursos de pesca ou mesmo ´´toureando`` tubarões no convés. Cantava-se e tocava-se, se alguém levasse consigo algum instrumento. Muitos populares eram os jogos de azar, como cartas e dados. As missas realizavam-se diariamente, arranjando-se um espaço para altar; em ocasiões festivas, como a Páscoa e o Natal, representavam-se autos e peças de teatro.

Márcio Oliveira

Sem comentários: