sábado, 28 de março de 2009

ARTE DO RENASCIMENTO

Chama-se de Arquitectura do Renascimento ou renascentista àquela que foi produzida durante o período do Renascimento europeu, ou seja, basicamente, durante os séculos XIV, XV e XVI.
O artista pioneiro da arquitectura renascentista estudioso da arquitectura greco-romana e de sua teoria das proporções.Construtor da Catedral de Florença e da Capela dos Pazzi, em Florença, valorizou a proporção e a escala, eliminando progressivamente as influências góticas.
Bramante destacou-se como arquiteto a partir da construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano.





Principais características:
- Ordens Arquitectónicas- Arcos de Volta - Perfeita- Simplicidade na construção- A escultura e a pintura desprendem-se da arquitectura e passam a ser livres- Construções como palácios, igrejas, vilas e fortalezas (funções militares).



PINTURA:






O desenvolvimento da pintura renascentista pode ser estudado através de dois momentos: a fase pré-renascentista e a fase caracterizada pela obra dos grandes génios do Renascimento.
Em um período de subida da burguesia e de valorização do homem no sentido egoísta, surgem os retratos ou mesmo cenas de família, fato que não elimina a produção de carácter religioso, particularmente na Itália. Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição exactamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e a direcção da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade. A reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocuparam lugar igualmente importante. Os temas a representar continuavam sendo de carácter estritamente religioso, mesmo que, com a envolvimento de um novo elemento a burguesia, que queria ser protagonista da história do cristianismo. Não é de admirar, portanto, que as pessoas se fizessem retratar junto com a família numa cena do nascimento de Cristo, ou ajoelhadas ao pé da cruz, ao lado de Maria Madalena e da Virgem Maria.
Principais características:
- Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e simetrias que têm entre si os objectos vistos à distância.
- Uso do claro-escuro: pintar áreas iluminadas ou na sombra, o contraste reforça a sugestão de volume dos corpos.
- Inicia-se o uso da tela e da tinta a óleo.
- Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam só como detalhes de obras arquitectónicas.
- Surgimento de artistas com um estilo pessoal, já que o período é marcado pela liberdade e pelo individualismo.
Cristina

Sem comentários: